28 de janeiro de 2017

Controladoria para as organizações

O ambiente empresarial faz com que as organizações necessitem de auxílio no planejamento e controle (KANITZ, 1976), e o crescimento das organizações também amplia a necessidade de controles (BEUREN; GOMES; LUZ, 2012).

Neste sentido, a controladoria orienta e avalia o planejamento das organizações, elaborando orçamentos, estabelecendo padrões de controle (CHING, 2006), implementando um sistema integrado de informações operacionais e financeiras para, a partir de demonstrações geradas e baseadas em uma estrutura sólida de controles internos, suprir os gestores com informações para tomada de decisão (GARCIA, 2010).

A controladoria dentro de uma organização proporciona uma vantagem competitiva, possibilitando o desenvolvimento da cultura do planejamento, do controle e valoriza o uso da informação nas decisões. 

Referências

BEUREN, Ilse Maria; GOMES, Ely do Carmo Oliveira; DA LUZ, Rodrigo Marciano. Motivações para implantar a área organizacional de controladoria em grandes empresas. Gestão & Regionalidade (Online), v. 28, n. 82, 2012.
CHING, Hong Yuh. A influência da controladoria estratégica no desempenho e criação de valor da empresa. In: XXX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ENANPAD. Anais... Salvador: Anpad, 2006.
GARCIA, Alexandre Sanches. Introdução à controladoria: instrumentos básicos de controle de gestão das empresas. São Paulo: Atlas, 2010. 
KANITZ, Stephen Charles. Controladoria: teoria e estudos de caso. São Paulo: Pioneira, 1976.