12 de julho de 2011

Empreendedores

Empreendedores, Intra-empreendedores e Empreendedores Sociais

A expressão empreendedor lembra o empresário, principalmente os sócios das microempresas e empresas de pequeno porte, mas também encontramos pessoas empreendedoras que não são sócios de empresas.

Segundo o GEM Brasil (Global Entrepreneurship Monitor), o empreendedor é o criador e proprietário de um negócio que gera oportunidade de emprego e riquezas para a sociedade.

O Intra-empreendedorismo é uma forma de dotar os funcionários de empowerment (compartilhamento de responsabilidade) – que também pode ser definida ao contrário, ou seja, dos funcionários tomarem para si a responsabilidade – para desenvolver e implementar novos produtos, serviços ou processos – o que normalmente acaba acontecendo numa fração do tempo ou do custo tradicionais, pelo simples fato de ter se transformado numa atribuição coletiva. Fomentar o Empreendedorismo Corporativo é despertar nos funcionários e colaboradores o poder (e a habilidade) de inovar de forma estruturada, contínua e eficaz. Definição do IBIE - Instituto Brasileiro de Inovação e Empreendedorismo.

O empreendedor social, definido pela Ashoka Empreendedores Sociais, é uma pessoa visionária, criativa, prática e pragmática; que sabe como ultrapassar obstáculos para criar mudanças sociais significativas e sistêmicas. Possui uma proposta verdadeiramente inovadora, já com resultados de impacto social positivo na região onde atua, e demonstra estratégias concretas para disseminação dessa idéia nacional e/ou internacionalmente.